top of page

SÍRIOS EM BRASÍLIA E SUAS HISTÓRIAS

Dificuldades

   No desenvolvimento do Livro-Reportagem “Sírios em Brasília e suas histórias” foi preciso abrir mão de algumas manhãs de sábado para executar o trabalho e cumprir a tarefa de gravar as entrevistas com os personagens.

   Conseguir reunir os componentes do grupo se mostrou um grande desafio, pois nem todos tinham disponibilidade de tempo para participar das gravações. Encontrar as fontes não foi difícil, tarefa árdua foi convencê-los a gravar. Alguns alegando questões de segurança evitavam aparecer em vídeo. Mas, no fim vencemos toda resistência aliando perseverança a uma boa dose de conversa.

Pauta

   Brasília abriga um número expressivo de sírios, um giro rápido pela capital e podemos encontra-los por toda parte, quase sempre trabalhando em bares e restaurantes. Esse fato é o reflexo da diáspora empreendida pelo povo sírio na busca pela sobrevivência e na tentativa de se afastar de um país completamente devastado e mergulhado em uma sangrenta guerra civil.

   Retratar em um livro-reportagem as histórias dessas pessoas é uma grande oportunidade de dar voz a refugiados e imigrantes que tem em comum, além do drama de abandonarem a sua terra natal em busca de melhores condições de vida, a chance de encontrar no Brasil uma terra que os acolheu tão bem e os permitiu sonhar outra vez.

Texto

   A construção do texto do livro-reportagem “Os sírios em Brasília e suas histórias” levou em consideração as particularidades de cada personagem, e como em uma colcha de retalhos uniu as percepções da realidade vivida por essas pessoas o que deu origem a um mosaico repleto de sentimentos e convicções, fragmentos de relatos de tempos vividos que não se apagam da memória e a esperança de dias melhores que estão por vir.

   Captar a essência dos personagens e transmitir em forma textual com clareza e precisão a história de vida do povo sírio, sem se valer da exploração indevida do drama vivido em seu país se mostrou um grande desafio. Por isso, o relato perseguiu em todo o tempo a linguagem e objetividade características da reportagem jornalística. Uma junção equilibrada entre a literatura e o jornalismo.

Entrevistas

   A semente que germinou a ideia de escrever o livro-reportagem “Os sírios em Brasília e suas histórias” e que deu folego para a execução do trabalho foi a descoberta quase que por acaso de um sírio que trabalha com comida árabe em um estabelecimento comercial próximo a residência de um dos componentes do grupo.

   Em seguida só foi preciso juntar as peças do enorme e complexo quebra-cabeça. Diante da descoberta de novos personagens, sírios que haviam chegado à Brasília na condição de imigrantes ou refugiados, e da possibilidade de relatar a suas trajetórias até o Brasil, o grupo de trabalho procurou um contato mais próximo com a realidade vivida por eles através uma série de entrevistas. Foram 40 dias dedicados a desvendar a história fabulosa de um povo que frente a pior das tormentas teima em não desistir da vida.

Diagramação

   O processo de diagramação do livro seguiu premissas básicas de adequação do texto ao formato literário. A composição do material gráfico partiu do pressuposto de que diante do tema proposto para o livro-reportagem menos seria mais, optou-se então pela simplicidade na busca de fornecer uma experiência de leitura agradável.

   O grande desafio foi elaborar uma capa que exteriorizasse ao mesmo tempo a dura realidade vivida pelo povo sírio, diante de um cenário de guerra e dor, e a esperança advinda de encontrar aqui em Brasília um lugar para recomeçar.

Leia

Clique no ícone abaixo e faça o download grátis do livro-reportagem em PDF

bottom of page